São João deSambaituba 2019 3

Para receber o período junino na cidade, a Prefeitura de Ilhéus apoiou, nos últimos dias, iniciativas comunitárias promovidas por entidades de bairros e instituições, durante a realização dos festejos mais aguardados do ano nos Estados do Nordeste. No último final de semana, a blitz da Prefeitura esteve presente e registrou a movimentação nos locais de programação.

Não muito distante da sede, o distrito de Sambaituba, na zona norte recebeu centenas de pessoas durante os festejos. Além do ambiente decorado de vila, um cardápio com variadas atrações garantiu a animação, que nem mesmo a chuva conseguiu conter o brilho da festança. A segurança local ficou por conta da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.

Hernani Sá – De acordo com os moradores, não faltou forró, comidas típicas, brincadeiras e valorização da cultura e das tradições. Os moradores do Hernani Sá (Urbis), na zona sul, promoveram o Forró das Famílias, evento tradicional que reúne famílias na praça principal do bairro. O público presente curtiu a boa música com os artistas, Eloah Monteiro, Belo Xote e Trio Amado.

Nossa equipe de repórteres percorreu ainda os bairros Conquista (Forró do Pontalzinho e da Rua Monsenhor Evaristo), Malhado (Rua Nossa Senhora das Graças, Alto do Coqueiro e Avenida Governador Roberto Santos). Também no Residencial Moradas do Porto e Banco da Vitória (zona oeste), distrito de Ponta do Ramo, comunidade de Ponta da Tulha (zona norte) e Associação Ágape.

Por onde a blitz passava, os registros deixam claro que as festas juninas são as que melhor refletem a forte identidade cultural na região. Mais que isso, as comemorações guardam forte apelo familiar, com período de férias escolares, justificando o grande número de visitantes, fazendo com que Ilhéus atraia grande movimentação durante o período.