aaa

A caminhada saiu do CRAS e caminhou pelas principais ruas até chegar à Praça da prefeitura

Como parte da programação da Campanha do Dia 18 de Maio, a Prefeitura de Barro Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, e CRAS realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade, na manhã desta terça-feira, 28.

 Segundo dados da Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, o objetivo anual da campanha é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.

O evento contou com todos os alunos da rede de ensino, professores, e a presença de secretários, servidores da prefeitura, além do vice-prefeito Mariano Macedo.

Para a Prefeita Ana Paula “É uma ação necessária, a população precisa ter conhecimento de que esses tipos de violência realmente existem e que precisa ser combatido o mais rápido possível”.

A Coordenadora do CRAS, Joelma Guimarães, destacou a importância da realização da caminhada, “Essa caminhada é de suma importância, porque precisamos alertar à população sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E o nosso objetivo é o de proteger esses jovens, além de conscientizar aos adultos que abusar de crianças e adolescentes é crime, e causa um mal a toda a sociedade”, disse Joelma.

O secretário de Assistência Social Fabio Bomfim, lembrou que a sociedade precisa estar em alerta para a violência contra menores. “Hoje não é um evento festivo, mas sim uma data em que se lembra a necessidade de um combate ainda mais ferrenho contra esse crime brutal, que é o abuso sexual contra as crianças. A sociedade precisa estar ainda mais atenta para essa questão.”

No final da caminhada, o grupo de dança de convivência do CRAS fez uma apresentação alertando os abusos contra as crianças e adolescentes.