IMG_5425

Cerca de 90 atletas de Itacaré e de diversas cidades regionais participaram nos dias 17 e 18 de maio da primeira etapa Circuito Itacareense de Surf 2019, um evento que tem o objetivo de incentivar a prática do esporte, revelar novos atletas, valorizar os talentos locais e possibilitar o intercâmbio com surfistas de outros municípios. E a primeira etapa da competição já começou com um alto nível técnico, mostrando um show de manobras e disputas acirradas.

Esse ano o Circuito Itacareense de Surf terá três etapas, contando com homologação pela Federação Baiana de Surf (FBSURF). A primeira aconteceu nos dias 17 e 18 de maio; a segunda nos dias e 23 e 24 de agosto e a terceira e última etapa nos dias 23 e 24 de novembro, com a premiação dos campeões de cada categoria. A realização do circuito é da Associação de Surf de Itacaré, com o patrocínio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Back Fish e Damasco Surf Shop.

RESULTADO – Na categoria Pro-Municipal, o vencedor foi o itacareense Yagê Araújo, ficando Iago Silva em segundo, Kailan Music em terceiro e Igor Farias na quarta colocação. Já na categoria Feminino a vencedora foi Thaís Oliveira, ficando Camila Belfort com o segundo lugar, Manu Ronau em terceiro e Laine Silva com o quarto lugar. Na Sub-18 o campeão foi David Mendes, de Ilhéus, deixando Gabriel Paiva em segundo, Lucas Souza em terceiro e Vitor Gabriel com a quarta colocação.

Já na categoria Sub-16 o vencedor foi Gabriel Paiva, com Jerônimo Barros no segundo lugar, Haile Carvalho em terceiro e Kayan Amaral no quarto lugar. Na Sub-14 o campeão foi Kayan Amaral, ficando Isaac Lorente em segundo, Miguel Cerqueira em terceiro e Lucas Torres em quarto lugar. A categoria Sub-12 teve como campeão Isaac Lorente, com Miguel Cerqueira em segundo, David Bastos em terceiro e Dumar Dorea em quarto. Na Sub-10 o vencedor foi Dabi Bastos, com Pedro Veiga em segundo, Kaleu Trevisan em terceiro e Bernardo Bicalho em quarto.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância desse esporte para o município. De acordo com o prefeito, o surf tem projetado Itacaré para todo o mundo, atraindo turistas, apresentando as belezas naturais e revelando a cada dia novos atletas. Antônio de Anízio também anunciou o apoio da Prefeitura para outras provas de surf que serão realizadas na cidade, a exemplo do Neutrox Brasileiro Feminino, etapa do Campeonato Baiano de Surf, Campeonato Brasileiro e também o Mundial de Surf que acontecerá no mês de outubro.