PedroTavares_Divulgação

Apoiador das causas dos pacientes com Lúpus, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, cobrou ao Governo do estado, a execução da Lei de sua autoria que criou a Semana de Conscientização do Lúpus na Bahia. O projeto de lei foi aprovado pela maioria dos deputados da Casa Legislativa, no final de 2015 e sancionado pelo governador Rui Costa (PT), no primeiro semestre de 2016, entretanto até hoje não foi colocado em prática pelo estado.

“Criamos aqui a lei que conscientizaria a população baiana sobre o lúpus e seria executada, todo ano, durante a primeira semana do mês de maio, mas, infelizmente o Governo da Bahia, até hoje não regulamentou, nem executou essa norma tão importante”, relatou.

Conforme a Lei, o Governo realizaria uma campanha informativa sobre o Lúpus, tendo como objetivo a elucidação, referente aos sintomas da doença, as medidas a serem adotadas pelos portadores, além do encaminhamento para tratamento médico adequado.

“Já se passaram três anos e o Governo não tomou nenhuma iniciativa, nem fez nenhuma ação no sentido de colocar em prática uma lei que foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais desta Casa. Peço a sensibilidade do Governo e do secretário de Saúde do estado para que regulamente a Lei da Semana de Conscientização sobre o Lúpus, a fim de levar conhecimento a população e ajudar todos aqueles que são portadores”, apelou.

O deputado destacou a importância da Semana, como forma também de ajudar na mobilização do Maio Roxo, visando à campanha para a conscientização do Lúpus bem como o seu diagnóstico precoce e tratamento.

O lúpus é uma doença caracterizada pela produção excessiva de anticorpos que causa um desequilíbrio no organismo e pode atacar qualquer órgão do corpo humano, principalmente as células, infelizmente não há cura, mas sim tratamento para controle. Seus primeiros sintomas são inflamações na pele, articulações e olhos.