Festa do Trabalho 1 maio Ilhéus - Foto Clodoaldo Ribeiro 3

Solidariedade, alegria e atendimento gratuito para serviços sociais e de saúde marcaram a Festa do Trabalhador em Ilhéus, que reuniu cerca de 12 mil pessoas na Concha Acústica, no feriado do 1º de Maio. A Prefeitura Municipal garantiu apoio total ao evento realizado pela Força Sindical Bahia e sindicatos afiliados, que está sendo considerado como um dos maiores realizados no Nordeste em 2019.

O grande público que compareceu, contou com serviços gratuitos de saúde, orientação jurídica e atendimento social, como para agendar a emissão de documentos. A alegria ficou por conta dos shows e sorteios de prêmios. O prefeito Mário Alexandre (Marão) comemorou a data histórica junto com os trabalhadores e comemorou o resgate da importância do evento. “Feliz por ver o trabalhador de Ilhéus voltar a ter a festa que ele merece, por isso demos apoio total aos organizadores do evento”, ressaltou Marão.

A parceria com a Prefeitura de Ilhéus garantiu atendimentos diversos, com o envolvimento das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Cultura, como frisou Marão.  Durante todo o dia, foram realizados, além dos serviços gratuitos, aulas de dança, brincadeiras para crianças, atividades físicas e campeonato de futebol com 14 times de diferentes categorias de trabalhadores. Com cobertura da TV Santa Cruz, a festa foi transmitida para dezenas de cidades baianas.

No decorrer da festa, nenhuma ocorrência policial foi registrada, o que reforçou a presença do público, composto, majoritariamente, por famílias. Nos intervalos dos shows, a Força Sindical realizou sorteio dezenas de prêmios, como geladeiras, fogões, uma moto, notebooks e cestas básicas.

Alex Sandro do Amparo, cobrador de ônibus de 34 anos, contou que trabalhou durante a manhã, “mas que não poderia deixar de vim prestigiar a nossa festa. Fiz medição da pressão, agendei a renovação de minha identidade e, agora, vou torcer para levar um desses prêmios que serão sorteados”, contou.

Para participar dos sorteios, foi necessário levar um quilo de alimento. As doações somaram aproximadamente uma tonelada e meia de alimentos, que será destinada a entidades assistenciais de Ilhéus. A festa do trabalhador de Ilhéus foi encerrada com shows das bandas Top Gan, Samba Light e do cantor Sinho Ferrary, que levantou o público com seu arrocha romântico.