ITA

A Prefeitura Municipal de Itapetinga através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e por meio dos recursos do CGPNI, recebeu no dia 22 de Março, 16 Câmaras de conservação para armazenamento de vacinas e imunubiológicos.

As câmaras vem a ser um grande investimento realizado pela secretária com recursos federais e que vai possibilitar as equipes de saúde dos PSFs mais segurança e comodidade no funcionamento das Salas de Vacinação, podendo assim oferecer a população um serviço de Imunização de qualidade.

Segundo o Diretor da Vigilância em Saúde Victor Gama, a Câmara Fria tem capacidade de armazenamento para 8.000 doses, e mantém a temperatura controlada de forma rigorosa entre +2 a +8 °C, construída em aço inoxidável para longa vida útil, possui sistema inteligente de alarme para baixa e alta temperatura, bem como na falta de energia elétrica aciona as baterias recarregáveis, não deixando os refrigeradores sem energia e os imunobiológicos sob suspeita. ” É um investimento fundamental para o Programa de Imunização, e quando se trata deste, o correto manuseio e acondicionamento é primordial para que possamos ofertar à população a imunização em conformidade com o que preconiza o Ministério da Saúde”.

A Câmara Fria possui ainda um sistema sonoro e por escrito no painel para serem identificados todos os eventos que possam ocorrer, bem como um discador telefônico e de mensagens para até nove números e sistema de emergência integrado para manter a temperatura controlada por até 48 horas na falta de energia elétrica.

As mesmas serão distribuídas e instaladas em todas as unidades de saúde e na central de imunobiológicos do município conforme calendário estabelecido pela equipe técnica da Vigilância em Saúde.

É a Prefeitura Municipal de Itapetinga e a Secretaria Municipal de Saúde, buscando as melhores soluções para a saúde da população Itapetinguense.