Cartão da Criança - Ministério da Saúde

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio das secretarias muncipais de Educação e Saúde, vai realizar no próximo dia 20 (Dia D) a validação dos Cartões de Vacinação de alunos das redes municipal e estadual de ensino. A medida cumpre determinação dos ministérios da Educação e da Saúde e a Nota Técnica 02/2019) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Pelo cronograma, a mobilização começa na segunda-feira (dia 18) com a divulgação de chamadas por meio de carro de som e nas emissoras de rádio da cidade. A partir desse dia, os pais responsáveis por alunos matriculados nas duas redes já podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para apresentar o cartão de vacina para a validação, através de um selo que vai certificar de que aluno está em dia com o calendário obrigatório de vacinas.

As diretoras dos departamentos de Atenção Básica, Lindinalva Oliveira, e de Vigilância Epidemiológica, Elizete Rodrigues Ramos; e as coordenadoras do Programa Saúde na Escola, Bruna Guimarães, e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Ila Duarte, destacam que a certificação do cartão de vacina é obrigatória. Por isso, os pais ou responsáveis devem comparecer às unidades de saúde mais próxima de casa ou à escola onde o filho vai estudar para apresentar o cartão certificado.