DSC_0584

Dentre outras atividades, foi apresentado, o espetáculo teatral O Bonequeiro Vitalino, no Natal Cultural 2018, realizado através de parceria entre a Casa de Cultura Jonas e Pilar e a Prefeitura de Buerarema, por meio da Secretaria de Assistência Social. O auto de Natal em forma de cordel foi exibido de 21 a 23 na praça Domingos Cabral.

O Bonequeiro Vitalino é uma criação coletiva resultante de uma oficina com o grupo de teatro do SESC (1977), na época, coordenado por Jurema Penna. A montagem atual, dirigida por Anderson Andhy, é feita pelos integrantes do grupo A Tribo, que há mais de quinze anos vem trabalhando em Buerarema e em cidades da região com um repertório constituído principalmente de peças do teatro popular.

O espetáculo que fez rir, emocionou e levou uma mensagem natalina para uma grande plateia, contou com a participação dos mais novos membros da Tribo, os alunos do curso de teatro infanto-juvenil que vêm tendo há poucos meses a experiência com o teatro, mas encaram o desafio e deram um show de interpretação e talento.

A Casa de Cultura Jonas e Pilar  oferece atualmente por meio do projeto vencedor do  edital de Ações Continuadas da Secult-BA, oficinas de formação, criação e difusão de inúmeros espetáculos e manifestações artísticas e deve contemplar até 2020, cerca de 5 mil pessoas de todas as faixas etárias, com apoio financeiro do Governo do estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.