PROGRAMAÇÃO DEZ - CCJP

Já foram iniciadas as atividades do mês de dezembro da Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema. E na programação estão incluídas oficinas, mostra, cineclube e atividades especiais para o mês natalino, que serão realizadas na sede da Casa e na Praça Domingos Cabral. Todas essas atividades fazem parte do Projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura de Buerarema.

Para os fãs de cinema, o Cineclube continua com pauta marcada, todas as terças-feiras, sempre às19h. Já aos sábados, a Casa estará aberta das 14h às 16h para receber os integrantes da Oficina de Maculelê. E por falar em cultura afro-brasileira, vai rolar também o 1º Batizado de Capoeira Raízes de Macuco, núcleo do Santa Helena, no sábado dia 08, às 13h.

E com objetivo de registrar e organizar os dados dos presépios natalinos montados na cidade, buscando uma forma de premiar, promover, dinamizar e preservar a cultura popular de presépios, valorizando as técnicas artesanais e artísticas locais, terá a Mostra de Presépios Natalinos, que acontece de 20 a 25 de dezembro.

E ela está de volta, a Oficina de Gastronomia: Cacauices II, trazendo desta vez, “Delícias Natalinas”.  A oficina será realizada de 10 a 13, sob o comando da instrutora, Merice Rocha. E ainda voltado para a culinária, a Associação das Mulheres Empreendedoras de Buerarema – AMEB, com objetivo de promover a culinária local e as produtoras que destacam a gastronomia como cultura, promove a Feira de Gastronomia, de 14 a 25.

 De 21 a 23, às 19h, acontece o Auto de Natal, com o espetáculo “O Bonequeiro Vitalino”, de Jurema Penna. A peça é inspirada na obra do extraordinário artista popular pernambucano Mestre Vitalino, que ficou famoso por construir cenas expressivas do cotidiano nordestino com seus bonecos de barro. A montagem atual, dirigida por Anderson Andhy, é feita pelos integrantes do grupo A Tribo, que há mais de quinze anos vem trabalhando em Buerarema e em cidades da região com um repertório constituído principalmente de peças do teatro popular.

 E a apresentação do grupo de Violino, com a professora, Samira Guimarães, acontece no dia 22, às 18h, para tornar o Natal da comunidade bueraremense ainda mais especial.