O nome do estado como local sede da próxima edição do JUBs foi anunciado sexta-feira (09), pela CBDU, em Maringá/PR

A Bahia foi escolhida como estado-sede da próxima edição da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). O anúncio oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (9), em Maringá (PR), com presença de atletas, técnicos e dirigentes que estão naquela cidade participando do JUBs/2018.

As competições na Bahia, com realização programada para novembro do próximo ano, terão o apoio do Governo do Estado, por meio Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia do esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com parceria da Federação Universitária Baiana de Esportes.

O JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, quando reúne, em uma única edição, mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, em 15 modalidades individuais e coletivas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.

Segundo o secretário do Trabalho e Esporte, Vicente Neto, o JUBs é muito importante para o desenvolvimento do desporto
escolar e universitário. “É um momento muito especial para a Bahia, que já está consolidada como palco de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Por envolver diversas modalidades esportivas, sediar os Jogos Universitários Brasileiros será um enorme desafio, mas tenho certeza de que a Bahia fará os melhores jogos de todas as edições”, disse o secretário.

Reconhecimento – No final de outubro, representantes da CBDU, Alessandro Battiste Gomes (diretor de Esportes e Eventos) e Lucas Romariz Pontes (diretor de Marketing e comunicação), estiveram na Bahia para vistoria técnica dos equipamentos esportivos. Os dirigentes visitaram praças esportivas que deverão ser usadas para provas do JUBs, a exemplo do Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, Sesi, em Simões Filho, além do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e da Piscina Olímpica da Bahia, na Bonocô, em Salvador.

“Sabemos da experiência que o estado tem de receber grandes eventos. A gente ficou muito feliz com a estrutura dos ginásios e da piscina e esperamos fazer um belíssimo evento no próximo ano”, disse Battiste Gomes, durante vistoria.