Inau. 69 CIA Policia militar.foto Clodoaldo Ribeiro-20

Durante a solenidade de inauguração da nova sede da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã desta quinta-feira, dia 8, na zona sul de Ilhéus, o comandante geral da PM da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão, anunciou a instalação de mais uma unidade escolar vinculada à rede de ensino da Polícia Militar, no bairro Teotônio Vilela. Na oportunidade, Brandão também disse que Ilhéus vai receber, ainda este mês, dois quadriciclos com o objetivo de reforçar o trabalho de segurança dos banhistas nas praias da cidade, na temporada de verão.

O ato de inauguração da sede da 69ª CIPM, situada no Caminho 20, no Bairro Hernani Sá (área do Colégio de Atenção Integral à Criança – CAIC Darcy Ribeiro), contou com as presenças também do comandante do Policiamento da Região Sul, coronel Marcelo Luís Brandão Teixeira, do secretário municipal de Governo, Gil Gomes – que representou o prefeito Mário Alexandre, do tenente coronel Câmara, dos comandantes da 69ª CIPM, major Joeudo Figueiredo Pinheiro, e da 70ª CIPM, tenente coronel Rivas Queiroz de Souza Júnior, além de oficiais e comandantes de diversas unidades da região sul e do representante da Delegacia da Capitania dos Portos.

Também participaram da solenidade, o secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Sousa, o superintendente de Trânsito, Gilson Nascimento, o comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira, a vice-diretora do CAIC, Valquíria Ribeiro Chaves, entre outras autoridades. Com o tema “Companhia amiga do cidadão de bem”, a abertura da cerimônia foi marcada pela execução do Hino Nacional pela Banda da PM, sob a batuta do maestro subtenente Fernando de Morais, seguido pelo hino da Polícia Militar da Bahia.

Logo após, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, agradeceu ao prefeito Mário Alexandre, aos empresários e comunidade local pela área cedida e pelo apoio para a instalação da sede da 69ª CIPM. “Algumas vezes estive aqui e vi o quanto este bairro merece nosso carinho especial. As pessoas precisam de nossa atenção e buscamos estar mais próximos. Aqui a comunidade é presente”, acrescentou. Sobre a implantação de mais colégios militares em Ilhéus, o comandante se colocou à disposição do prefeito para a avaliação dessa medida.

Sob o comando do major Joeudo Figueiredo Pinheiro, a 69ª CIPM reabre as portas dentro das dependências da escola Caic Darcy Ribeiro. Para o comandante, “este é um sonho que se realiza. A comunidade do Hernani Sá necessitava desse apoio. Aqui estamos de portas abertas para atender à população, para solução de problemas, trabalhos sociais e tudo o quer for em benefício da sociedade”, disse.

A vice-diretora da unidade escolar, Valquiria Ribeiro Chaves, salientou a importância da estrutura policial no local. “Para nós, a presença da Polícia Militar na escola é um símbolo de segurança. No que precisamos, sabemos que podemos contar com eles”, declarou.  Durante a cerimônia, o empresário Rafael Espírito Santo recebeu o título Amigo da PM/BA, sendo reconhecido como membro da sociedade que se doa à serviço da Polícia Militar, em virtude da parceria e contribuição nas ações em prol da segurança pública.