Doc. Cultura. Foto - Rodrigo Macedo

Com o objetivo de dar visibilidade e valorizar o artista local, a Secretaria da Cultura de Ilhéus lança a série de depoimentos “Cultura é…”, que trata da transversalidade da cultura e seu papel transformador na sociedade com artistas e produtores culturais do município. Foram definidos 10 temas, a exemplo de inclusão social, entretenimento, dança, teatro, literatura, gestão cultural, geração de emprego e renda, tradição, música e memória. Os vídeos serão produzidos em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e lançados semanalmente, até o final do ano.

O secretário da Cultura (Secult) de Ilhéus, Pawlo Cidade, disse que a ideia é mostrar cada vez mais que a cultura está em todas as áreas e como ela pode agir de forma impactante nas atividades artísticas. “Desta forma, ao ouvir os depoimentos e as experiências dos fazedores da cultura do município, compreendemos seu papel transformador na comunidade”, salienta.

Por sua vez, o chefe de Culturas Populares e Identitárias da Secult, Gilsonei Rodrigues, disse que os artistas foram escolhidos por uma comissão interna. “Levou-se em consideração o perfil, experiência e a produção artística dos últimos quatro anos. São muitos artistas, todos com enorme potencial e selecionamos 30 profissionais, o que não foi nada fácil diante do grande talento de cada um”, lembrou.