30-10-2018---Morar-Melhor---Resilients-Cities

O Morar Melhor – maior programa de melhorias habitacionais do país realizado em Salvador, foi apresentado nesta terça-feira (30), em Washington, capital dos Estados Unidos, no evento “Tools for Building Resilient Infrastructure Workshop”, que objetiva o fomento do trabalho com instrumentos que construam uma infraestrutura resiliente nas cidades. O workshop é promovido pelo programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller, com coparticipação da Arup, consultoria multinacional que conduz o programa na capital baiana.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, expôs os objetivos, critérios, números, lições aprendidas e sucesso da inciativa do Morar Melhor, implantado e idealizado pela Prefeitura em 2015, como forma de garantir ao cidadão dignidade através da promoção das reformas habitacionais.
De acordo com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Secretaria de Cidade Sustentável de Salvador (Secis), o evento estimula a permuta de experiências e conhecimentos com instituições internacionais e secretários de outras cidades do mundo

Cidades Resilientes

O conceito de Cidades Resilientes visa preparar as urbes para estarem organizadas na resistência a desastres devido às transformações econômicas, sociais, físicas e ambientais do século XXI. Além de Salvador, o 100RC selecionou outras cidades no mundo para subsidiar e apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de resiliência.
A cidade do Salvador foi selecionada por ter uma visão inclusiva da realidade que busca conectividade entre políticas públicas e transversalidades nas ações para enfrentar os problemas críticos do Município. O 100RC apoia a incorporação de uma visão de resiliência que abrange diversas situações do cotidiano de uma cidade. “O processo tem desenvolvido estratégias de resiliência para enfrentar os desafios com maior eficiência”, explica Campelo.

Melhorias habitacionais

A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. A definição dos serviços é feita em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.