IMG_1802

A Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Ibicaraí, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, promoveu no dia 18 de setembro, pela manhã, Encontro sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no plenário da Câmara de Vereadores, com o tema: Desafios da Implantação da BNCC.

A Coordenadora Pedagógica Dioney Cavalcante abriu os trabalhos, passando em seguida a palavra para a Presidente do Conselho Municipal de Educação Valdinéia O. Santos da Hora. Em seguida, usaram da palavra a Secretária Municipal de Educação Jailma Ferreira Guimarães e o Chefe de Gabinete Alberone de Souza, que estava representando ao prefeito Lula Brandão, que se encontrava na capital do Estado, em viagem oficial.

Durante toda a manhã, a palestrante Elioenai Santos de Santana Farias, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESC, que abordou os seguintes tópicos sobre a BNCC:

ARTICULAR UM REGIME DE COLABORAÇÃO;

ESTABELECER UMA COLABORAÇÃO;

PLANEJAR O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO;

COMPOR EQUIPES;

PLANEJAR E INICIAR A MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

A Base Nacional Comum Curricular chega às escolas brasileiras em um tempo no qual as transformações abalam não apenas as práticas de sala de aula, mas a própria estrutura da Instituição Escolar. Faz-se necessário entender esse processo amplo e poderoso de mudanças, para o qual os professores precisam estar preparados.

A BNCC – É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas publicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.