ftc

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna já tem confirmados 28 parceiros entre instituições públicas, empresas privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs) para a realização da 12ª edição do Dia da Responsabilidade Social, que acontece neste sábado – 22 de setembro. O evento, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), acontece em todo o território nacional envolvendo centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada que, em parceria com outros segmentos da sociedade, oferecem serviços e atendimentos gratuitos à comunidade.

Em Itabuna, o Dia da Responsabilidade Social, promovido pela FTC, acontecerá no campus-sede da Faculdade e na Praça José Bastos, no horário das 8 às 12 horas. Utilizando a estrutura de todos, salas de aula, laboratórios e unidades móveis, estudantes e professores da FTC, além de profissionais e voluntários das instituições parceiras estarão mobilizados na prestação de serviços nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica, encaminhamentos para teste de DNA visando reconhecimento de paternidade, educação para o trânsito, cidadania e adoção de cães e gatos.

Empregabilidade

Integrando a programação da Campanha de Responsabilidade 2018, O Centro de Carreiras da Rede FTC estará realizando uma grande mobilização na quinta-feira (20) em todas as suas unidades presenciais voltada para a promoção da empregabilidade. Serão oferecidas palestras e oficinas onde os participantes aprenderão noções de como se comportar em entrevista de emprego, sobre o preenchimento de currículo de emprego, além de orientação para recebimento do seguro desemprego. Na FTC Itabuna, as atividades acontecem no horário das 14 às 17 horas.

Saúde

Dentre os serviços da área de saúde estarão disponíveis à comunidade procedimentos como: aferição da pressão arterial e diabetes, teste de tipagem sanguínea, palestras sobre saúde da mulher e arboviroses, avaliação nutricional e de consumo de alimentos, bem como avaliação funcional. O colegiado de Medicina Veterinária estará atuando junto ao Centro de Controle de Zoonoses e ONGs para oferecer vacinação antirrábica e viabilizar a adoção de cães e gatos..
Serão ofertados ainda serviços de prevenção e orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), testes de HIV e ITS, distribuição de preservativos e panfletos educativos, vacinação, prevenção da dengue e orientação da saúde bucal, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Prevenção e Tratamento (Cerpat). O Dia da Responsabilidade Social contará também com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social que, dentre outros serviços, fará cadastramento do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada.

Ainda na área de saúde, merece destaque a participação da Clínica 28 de Julho, que estará mobilizando médicos, enfermeiros e colaboradores para ofertar gratuitamente eletrocardiograma, aplicação de vacina H1N1, aplicação de flúor e aferição de pressão arterial e de glicemia. A Clínica Oncosul e o Grupo Se Toque farão orientação sobre prevenção do câncer de mama e distribuição de panfletos informativos. Outra instituição que confirmou participação no Dia da Responsabilidade Social, promovido pela FTC Itabuna, foi a APAE, que pelo segundo ano consecutivo irá oferecer o teste do pezinho para recém-nascidos.

Sobre a Rede FTC

A FTC é uma rede com mais de 18 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. Além das unidades em Salvador (Paralela e Comércio), a Rede também atua em diversas cidades do Brasil, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Juazeiro (BA), São Paulo (SP) e Petrolina (PE), com mais de 30 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e mais de 25 mil alunos. O portfólio educacional da Rede FTC ainda comporta o Centro de Idiomas THINK, com seis unidades em cidades na Bahia e em Pernambuco, e o Sistema de Ensino Plural, adotado em diversas escolas do país.