lixao2

Ainda sem contar com um aterro sanitário público e despejando varias toneladas de resíduos que produz diariamente em um lixão, o município de Itabuna deverá ganhar em breve um aterro sanitário.

Segundo informações, a prefeitura contratou por meio da Parceria Público Privada (PPP) a empresa Balga Soluções Engenharia, que terá o prazo de 18 meses para colocar o aterro sanitário para funcionar.

O blog apurou que o aterro sanitário será construído em uma área do município que fica na BR 101, no limite com Itajuípe, e o aterro poderá gerar até 150 empregos diretos.

Segundo o mais recente levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 72% das 130 cidades baianas, que responderam ao questionário do órgão descartam os resíduos em lixões. Apenas 36, fazem a destinação correta em aterros sanitários.

Sem recursos para construir um aterro próprio, os municípios da região devem realizar um consórcio para utilizar o aterro sanitário que será construído em Itabuna, para com isso cumprir a Lei 12.305/2010, que determina a extinção de todos os lixões.