Idosos participam de palestras e de visitas a instituições da região, como a Ceplac - Secom (3)

O mês de junho é conhecido mundialmente como, “Junho Violeta”. Mês em que ações de conscientização e combate à violência contra idosos são realizadas em diversas localidades. Pensando nisso, a secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vem realizando durante todo o mês diversas ações de sensibilização para a comunidade na luta contra a violência aos idosos.

A coordenadora do SCFV, Paula Alfaya, destaca a importância da prevenção e dos cuidados com os idosos. “Estamos sensibilizando a sociedade para o combate sobre as diversas formas de violência cometida contra as pessoas idosas, devemos trata-los com muito amor e atenção”, salienta a coordenadora.

Diversas ações de panfletagens, rodas de conversas, palestras sobre socialização, saúde, sexualidade na terceira idade, direitos previdenciários, violência no trânsito, incentivo à cultura fazem parte da programação que estão sendo realizadas através dos serviços da proteção social básica, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Sul, Norte, Vilela, Oeste e Olivença.

Junho Violeta – O dia D é comemorado todo dia 15 de junho e tornou- se um marco sendo o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, no sentido de serem preservados os direitos dessas pessoas. Para casos de violência contra os idosos disque 100. As denúncias são anônimas.