Foto Caps AD

Com a proposta de elaborar um plano de estratégia para o programa de saúde mental 2018/2020, em Itabuna, os Centros de Atenção Psicossocial – CAPs, da Secretaria Municipal de Saúde buscam parcerias com importantes instituições, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBa), visando a união de esforços e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos pacientes com transtornos mentais, assistidos por aquelas unidades.

Esta semana, por exemplo, coordenadores dos três CAPs e da Diretoria de Média e Alta Complexidade (MAC) se reuniram com representantes da UFSBa, quando foram discutidos temas relacionados ao assunto. O encontro serviu também para traçar metas de ações e para articulação sistêmica dos órgãos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do CAPS AD (Álcool e Drogas), José Messias dos Santos, destacou que entre as propostas dos centros, estão um atendimento de qualidade à população que necessita de atenção psicossocial, além do acompanhamento clínico e, principalmente, a reinserção social desses usuários, por meio de atividades que incluem lazer, exercício dos direitos civis e ainda o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Messias lembra que todas as ações desenvolvidas pelos CAPs, estão  diretamente ligadas ao departamento da MAC.  Segundo ele, a busca de parceria para a execução de um trabalho dinâmico e de qualidade como a proposta apresentada aos representantes da UFSBa, foi abraçada pelo secretário municipal de Saúde, Deivis Guimarães e pela diretora da MAC, Sandra Regina Magalhães. “Isso nos dá segurança para continuar a prestar atendimento de saúde mental gratuito e de qualidade em nosso município”, disse.

Participaram do encontro com o professor e coordenador do Núcleo de Planejamento Acadêmico da UFSBa, Dr. Antônio Cardos, os coordenadores Paulo Cardoso Júnior, do Setor de Saúde Mental, e dos Centros de Atenção Psicossocial, Adulto e Infantil e CAPs II, além de acadêmicos da própria universidade.