erika 1 Rota do leite

No dia 19 de maio é comemorado o dia Nacional da Doação de Leite Materno, pensando em ampliar a captação e reforçar a conscientização sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança, o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna reativou o projeto Bombeiros Amigos do Peito. O projeto consiste em uma parceria entre o Banco de Leite da SCMI e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna. Esse apoio segundo a coordenadora do Banco de Leite Luciana Oliveira é importantíssimo pois através dele, o serviço de coleta domiciliar que já existia, pôde ser ampliado, chegando a mais residências do município de Itabuna.

A rota do leite é realizada uma vez por semana, as bombeiras vão até as residências das mães doadoras, tanto para coletar o leite, quanto para oferecer orientações sobre amamentação, o que contribui para evitar às angustias e incertezas, muito comuns no período puerperal. O projeto visa aumentar a captação de leite materno e promoção da amamentação.

De acordo com Luciana Oliveira, no primeiro trimestre de 2018, 110 litros de leite foram doados pelas 72 mães cadastradas, beneficiando 150 recém-nascidos da UTIneonatal do Hospital Manoel Novaes. Durante todo o ano de 2017, mais de 400 litros de leite foram doados, e mais de 500 domicílios visitados. Ao todo, 646 recém-nascidos foram alimentados com o leite recebido através das doações. “ O leite doado atende hoje aos recém-nascidos prematuros, baixo peso e alérgicos a proteínas heterológas, internados na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, referência materno infantil sendo parte indispensável no tratamento dessas crianças”, explicou Luciana.

Sobre o Banco de Leite

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é uma unidade especializada na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno e na execução das atividades de coleta, seleção, classificação, processamento e controle de qualidade e distribuição do leite materno, vinculada à UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes.