CAP NASF CUIDADORES (2)
Ocorreu nesta quinta-feira, dia 15, na Unidade de Saúde Ernandi Lins, localizada no bairro Santa Helena, uma capacitação destinada à cuidadores de pessoas com deficiência física e de locomoção. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde do município, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Nasf , com apoio da enfermeira Daniela Menezes, da equipe da unidade e dos Agentes Comunitários de Saúde- ACS.

A capacitação foi ministrada pelo fisioterapeuta do núcleo, Thiago Amorim, que trouxe informações importantes sobre efeitos do período prolongado da imobilização dos pacientes e também mostrou alguns métodos para prevenir complicações decorrentes desse processo, objetivando desta forma, que os familiares e cuidadores aperfeiçoem as técnicas de cuidados em seus domicílios.

De acordo com a coordenadora do NASF, Karla Santos, a demanda de pacientes acamados no município é muito grande, e a capacitação é uma forma de oferecer através dos cuidadores um suporte na reabilitação dos pacientes, bem como promover uma melhor qualidade de vida a estes. “Essa é uma ação contínua. Vamos ofertar outras capacitações voltadas para o mesmo tema, com distintos conteúdos. A atividade será realizada em todas unidades de saúde o município”, afirmou Karla.