Post Facebook-04

Tendo o público feminino como alvo de uma das maiores ações de cuidados e prevenção da saúde, a rigor da passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itabuna não mediu esforços para compor o casting de apoiadores deste que já está sendo observado como um dos maiores eventos do gênero no interior do Brasil. O Mutirão da Mulher, que traz a assinatura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Mutirão acontecerá no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho, Jardim do Ó (Centro) e os atendimentos serão prestados das 8h às 12h. No que se refere ao apoio da Secretaria de Saúde, a secretária Lísias Miranda São Mateus destaca a disponibilização de pelo menos 40 colaboradores que integram o quadro funcional da secretaria, entre funcionários administrativos e equipes de enfermagem. “Além disso, colocamos a disposição do mutirão toda a estrutura da Policlínica Municipal que, durante o evento, servirá como um espaço extensivo dos atendimentos. Nós estamos contribuindo com a parte de aparelhagem de colposcopia, equipe de enfermeiras que farão coleta de citologia, equipe de obstetrícia, sobretudo para os casos de exames de pré-natal de alto risco”, disse a secretária.

Na parte estrutural, a Secretaria de Saúde contribui ainda com o empréstimo de 7 mesas ginecológicas, 6 aparelhos de foco (luminárias) e sonares para verificação de batimentos cardíacos de fetos.

Pela expectativa dos principais envolvidos, acredita-se que o Mutirão da Mulher deve atrair pelo menos 2 mil mulheres na manhã deste sábado (10 de março). Para receber os atendimentos, as pacientes não devem esquecer de portar a carteira de identidade, o cartão do SUS e um comprovante de residência. Os atendimentos estarão direcionados para todas as moradoras da cidade de Itabuna.