Para 2017, parceria com a prefeitura irá triplicar quantidade de atendimentos - Foto Site Mutirão do Diabético (arquivo)
Atendendo aos critérios técnicos estabelecidos pelo prefeito Fernando Gomes e pela secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, a Prefeitura de Itabuna, seguindo uma tradição contumaz na realização de um dos maiores eventos de prevenção do diabetes, assinou, através da Secretaria Municipal de Saúde, o termo de cooperação com o Hospital de Olhos Beira Rio, que garantirá, no próximo sábado (25), a realização de pelo menos 15 mil atendimentos no Mutirão do Diabético.

O apoio da prefeitura é um dos mais preponderantes na concessão de patrocínio em forma de estrutura (palco, sonorização, iluminação, toldos e sanitários químicos) e mais ainda no investimento garantido no valor de R$60 mil, capaz de transformar a “Cidade do Diabético” na maior referência mundial no rastreamento e prevenção desta doença.

“A Prefeitura de Itabuna não mede esforços para garantir a excelência e isso já se baseia nos números que a nossa equipe apresenta em termos de melhorias e principalmente nas parcerias essenciais para que a nossa população seja sempre bem atendida”, disse a secretária Lísias Miranda São Mateus, indicando ainda que “a Secretaria de Saúde tem a obrigação de apoiar toda e qualquer ação que tem como indicativo maior proteger as pessoas naquela instância em que, às vezes, é a menos privilegiada, que é a da prevenção”.

O Mutirão do Diabético acontecerá no dia 25 de novembro de 2017, na Praça Rio Cachoeira e na Avenida Mário Padre. Serão ofertados serviços de procedimentos médicos para avaliação e tratamento de complicações crônicas do diabetes, mapeamento de retina sob dilatação pupilar para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético; os casos mais preocupantes que, porventura, sejam identificados, serão submetidos a avaliação renal e bioquímica, com tratamento com fotocoagulação a laser da retina nos casos indicados.

Entre as instruções maiores do Mutirão do Diabético está a prevenção da cegueira e da amputação de membros, consequências mais graves. O Mutirão do Diabético é o ponto maior de culminância da Campanha Novembro Azul, uma ação que integra a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o Hospital de Olhos Beira Rio e diversos segmentos da sociedade, entre eles a prefeitura e órgãos de imprensa. Todos os serviços serão ofertados gratuitamente para a comunidade regional.

Serviço

Evento: Mutirão do Diabético.
Data: 25 de novembro de 2017 (sábado).
Local: Praça Rio Cachoeira, Centro (Itabuna / BA).
Status quo: Prestação de serviços de prevenção do diabetes.
Público alvo: Moradores de Itabuna e população regional.
Custo: Gratuito.