787e0020-dc77-4818-a7db-b36166879e82
Foi com muita tristeza que o deputado estadual Sandro Régis (DEM) recebeu a notícia do falecimento do artista plástico polonês Frans Krajcberg, que faleceu ontem (15), aos 96 anos, no Hospital Samaritano de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Devotado ao meio ambiente, Krajcberg era conhecido como “O guardião da Floresta”. Ele transformava troncos de árvores provenientes de queimadas em matéria-prima para suas esculturas. “Sempre foi uma luta pessoal de Frans Krajcberg mostrar como o homem maltrata a natureza e o quanto é preciso que todos tratem melhor o nosso planeta. Essa sua mensagem se espalhou pelo mundo. Em vida contou mais de 10 mil mudas de árvores nativas plantadas e cuidadas por ele mesmo”, ressaltou Sandro Régis.

Ainda segundo o parlamentar, por incrível que possa parecer, a atividade ambiental de Krajcberg e o seu linguajar artístico único foram mais compreendidos no exterior do que entre os brasileiros. Ele foi escolhido como Melhor Escultor do Mundo pelo Prêmio Enku do Japão e ganhou a medalha Vermeil de Paris.

“Suas obras funcionavam também como mensagem de que ainda é possível salvar o planeta. Fico muito triste com o seu falecimento. Além de uma grande perda profissional, perdemos um ser humano incrível! Presto minha solidariedade a todos os familiares e amigos, que neste momento tão difícil precisam de força e equilíbrio”, salientou Régis.