39eedbe3ca5cb0e2314acb57b22d9696
Nesta sexta-feira (28), aconteceu em Itabuna, no auditório do Tarik Hotel, um encontro do governador Rui Costa com 22 prefeitos de municípios da região cacaueira, entre eles a prefeita de Barro Preto, Ana Paula, e contou também com a presença dos secretários estaduais da saúde, Fábio Vilas-Boas, de infraestrutura, Marcus Cavalcanti e de relações Institucionais, Josias Gomes, que discutiram a formação de um consórcio de saúde e infraestrutura que atendam às necessidades dos municípios da região.

O governador Rui Costa destacou a preocupação dos gestores municipais com questões vitais para o bom andamento das comunidades locais, e que, em decorrência disso, houve um convencimento e uma aprovação unânime relativo às necessidades pontuadas, na formação do consórcio de saúde, tendo como ponto de partida a construção de uma policlínica regional que atenda com dignidade e descarregue o hospital de base de Itabuna. Outro ponto bastante discutido foi a questão de agilizar a formação do consórcio de infraestrutura, para que, os municípios possam atender a necessidade de manutenção das estradas estaduais, a construção de pontes e principalmente manutenção das estradas vicinais, além de obras de infraestrutura hídrica e apoio à agricultura familiar na zona rural dos municípios.

O governador Rui Costa acrescentou que “o objetivo do encontro foi conhecer às demandas apresentadas pelos gestores municipais, discutir, tirar as dúvidas necessárias sobre a formação dos referidos consórcios”. “Agradecemos as presenças de todos, pela participação e contribuição neste importante debate, além das propostas apresentadas pelos prefeitos, ficou claro a importância das nossas instituições como a AMURC, pela representação política e estratégica tendo a formação dos Consórcios como instrumento de execução das políticas públicas necessárias para o bem comum dos municípios”, enfatizou o governador Rui Costa.

A participação ativa de todas as lutas, discussões que melhorem à qualidade dos serviços ofertados pelos governos ao nosso povo, apresentar propostas de formação do consórcio de saúde, e também a formação do consórcio de infraestrutura, são necessidades de todos os municípios regionais, hoje o governo do estado é conhecedor das demandas existentes nos municípios da nossa região, afirmou o vice prefeito de Barro Preto, José Mariano.

Encaminhamos ao Governador propostas estratégicas, de caráter técnico e de investimento estruturante regional.
Agora façamos a nossa parte de cobrarmos do governador Rui Costa as reivindicações pleiteadas. Entendendo que esse é um processo democrático, uma necessidade do nosso povo e temos essa união dos municípios como vital para fortalecimento e resolução dos problemas municipais e regionais”, afirmou de forma otimista a prefeita de Barro Preto, Ana Paula.