unnamed (3)
Foi iniciada hoje, 27, a distribuição dos repelentes adquiridos pelo Ministério da Saúde para as gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família, em Ilhéus, realizada na Farmácia Pública Municipal, localizada no bairro Boa Vista, Rua Teodoro Sampaio, das 7h30min às 12 horas, e das 13 às 17 horas. “Para retirar o produto, basta apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, e cartões do Bolsa Família, da gestante e do SUS”, afirmou o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Marco Aurélio Mendes.

O primeiro lote foi recebido pela Secretaria de Saúde do Município, no último dia 22, com 2.216 unidades de repelentes, suficiente para a demanda de dois meses, segundo Mendes. A proteção do produto ocorre por até 10 horas contra insetos como o Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças.

Informações da Secretaria da Saúde do Estado dão conta que esses repelentes podem ser utilizados por gestantes durante todo o período gestacional, mas não devem ser utilizados em crianças menores de 12 anos, pois a fórmula contém concentração da substância ativa DEET (N,N-dietil-meta-toluamida) superior a 10%, sendo de 15%. O repelente deve ser aplicado apenas nas áreas expostas do corpo, e não por debaixo de roupas.

Para utilização segura do produto e mais informações, as gestantes devem seguir as instruções de uso descritas no rótulo do produto. Em caso de intoxicação e/ou reação adversa, procurar o Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE – no telefone 08002844343, ou o Serviço de Saúde mais próximo levando a embalagem ou rótulo do produto.