Itabuna tem o primeiro caso confirmado da gripe Influenza A (H1N1), segundo laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, divulgado nesta quarta-feira pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente do sexo masculino, 29 anos, é do bairro de Fátima, já está fora de perigo, tanto que já retomou às suas atividades profissionais.

Caminhoneiro o paciente chegou a ficar internado no Hospital Calixto Midlej Filho, mas recebeu alta desde o dia 27 do mês passado. De acordo com o histórico de viagem, levantado pela Vigilância Epidemiológica, antes de chegar à Itabuna onde reside, o motorista esteve em outros municípios, como Uruçuca e até em outros estados, a exemplo do Espirito Santo.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, que é especialista em saúde pública, explicou que a gripe Influenza A tem sido tratada à base do medicamento Tamiflu. Ele informou também que, dos sete casos notificados da gripe Influenza A, no município, seis foram descartados. Apenas este envolvendo o caminhoneiro foi confirmado. Também foi descartado o contágio pelo vírus da gripe H1N1 entre os familiares do motorista.

Vale ressaltar que Itabuna foi uma das primeiras cidades do interior baiano a antecipar a vacinação contra o vírus da gripe Influenza A, durante um mutirão realizado no QG da Dengue no dia 17 de abril. Foram cerca de cinco mil doses distribuídas em único dia, para crianças menores de cinco anos, idosos a partir de 60, gestantes e portadores de doenças crônicas.

De lá para cá, a Secretaria Municipal de Saúde já distribuiu doses da vacina nas Unidades Básicas de Saúde na semana passada e, nesta semana, na terceira fase de imunização, as equipes estão trabalhando para atender os internos nos hospitais, abrigos, instituições filantrópicas, presidio e os profissionais de saúde em seus locais de trabalho.

O secretário Paulo Bicalho lembra que as doses de vacina estão sendo repassadas fracionadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) por determinação do Ministério da Saúde. A previsão é que o quarto lote chegue à Itabuna na próxima semana, quando serão distribuídas nas Unidades de Saúde.