ufsb

Nesta segunda-feira (14/12), A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) concluiu a primeira etapa das obras de reforma e requalificação do Centro de Convenções e Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro, consolidando o Campus Sosígenes Costa. A solenidade contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do governador da Bahia, Rui Costa.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, reiterou que a região estava carente de uma Universidade Federal. Com a chegada da UFSB, houve um crescimento significativo para a cidade e todo seu entorno. O Procurador Geral da Justiça da Bahia, Márcio Fahel, parabenizou a Universidade e salientou que a educação é, de fato, um instrumento real de transformação social e disse: “Somente o investimento na educação poderá oferecer melhores condições para as pessoas”.

Aloizio Mercadante, afirmou que a UFSB já nasce com excelência e concepção inovadora Exaltou os Colégios Universitários como um grande diferencial da Instituição, já que eles têm como objetivo auxiliar os estudantes que estão localizados no entornos das universidades, mas que não possuem condições de cursar a terceiro grau em outros lugares. Ele também falou sobre a importância do Conselho Estratégico Social da UFSB, sendo uma forma de estar mais próximo da comunidade, fator crucial para o desenvolvimento e amadurecimento de qualquer Instituição.

O Governador disse que a universidade será referência para todo o pais, pelo seu modelo inovador e integrador. Falou sobre o apoio que dará à Universidade para que não haja corte de verbas no próximo ano, tendo em vista que UFSB ainda está em desenvolvimento e um corte ocasionaria grandes atrasos em seu crescimento.

Em sua fala, Naomar Almeida lembrou do desafio que Rui Costa deu para a Universidade e que já está em andamento: criar centros integrados de educação. A ideia é transformar as unidades da rede estadual de ensino médio que abrigam Colégios Universitários e requalificá-las como escolas de ensino integral e em tempo integral. A UFSB assumiria a gestão pedagógica dessas escolas e a equipe de gestão. O pessoal docente continuaria sob responsabilidade da Secretaria de Educação.

Na solenidade, além da inauguração do campus, que passou a disponibilizar 18 salas de aulas, com capacidade total para 595 pessoas, Biblioteca com 285 m² e capacidade para 2.000 livros, cabines de leitura e salas de estudo, laboratório multimídia, Salas de Atendimento Psicológico, Enfermaria e Serviço Social, foi assinada a ordem de serviços para execução da obra do Núcleo Pedagógico do Campus Jorge Amado, em Itabuna, e cooperações técnicas com o Ministério Público da Bahia.

Para sanar todas as necessidades do campus, o Governo Estadual avança no processo de cessão do Centro de Convenções de Porto Seguro e a Prefeita Cláudia Oliveira encaminhará decreto municipal declarando de utilidade pública a área contígua, para futura ampliação do Campus Sosígenes Costa.

Após as etapas em Itabuna e em Porto Seguro, o Governador Rui Costa repassará à Universidade as antigas instalações do Derba e um terreno do Governo Estadual, situados no centro urbano de Teixeira de Freitas, onde, no início do próximo ano, haverá consolidação do Campus Paulo Freire.

Estiveram também presentes o Senador da República, Otto Alencar e diversos deputados federais e estaduais, secretários, comunidade acadêmica e a sociedade em geral.