beb

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) enviou nota oficial à imprensa para reafirmar seu compromisso no sentido de lutar por políticas públicas que fortaleçam a prática da pesca artesanal, considerada uma das primeiras atividades lucrativas no Brasil. A afirmação de Bebeto ocorre neste dia 29 de Junho, data que se comemora o Dia do Pescador.

Membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, no Congresso Nacional, o deputado Bebeto foi um dos deputados que lutaram para impedir, no âmbito da Câmara dos Deputados, que a Medida Provisória 665 restringisse o direito dos trabalhadores da atividade pesqueira. A MP tentava dificultar o acesso ao seguro-defeso, que é um auxílio financeiro aos pescadores no período em que a pesca está proibida. Bebeto foi contra as alterações e votou para manter as regras atuais, preservando os direitos da categoria .

Na avaliação de Bebeto, “a pesca artesanal é mais do que uma profissão. É um jeito de viver, de relacionar-se com a natureza, é a soberania alimentar do país, que produz alimento para o povo brasileiro, e garante sustentabilidade e segurança alimentar para as famílias de baixa renda. É preciso de reconhecimento e apoio do poder público”, argumenta.