aetu-1

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei autorizando a Prefeitura a realizar a licitação para o transporte coletivo. Serão contratadas duas empresas para exploração de dois lotes, divididos geograficamente, pelo prazo de vinte anos, prorrogáveis por igual período.

O projeto deverá ser votado em regime de urgência. Paralelamente, a Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran está finalizando o edital prévio da concorrência pública, que será publicado para consulta pública para obtenção de colaboração da população ao documento final.

A licitação prevê que as empresas que serão contratadas devem oferecer um serviço de qualidade, com ônibus novos, implantação de novas tecnologias como o sistema de GPS – para controle de horário e trajetos – e ônibus com ar condicionado e adaptados a idosos e pessoas portadoras de deficiência.

Além disso, as empresas concorrentes deverão apresentar projeto de implantação de uma de estação de transbordo, que vai propiciar a implantação do bilhete único, pelo qual o passageiro poderá pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem, em determinado período de tempo.

O projeto de lei também regulariza a situação das duas empresas que atualmente exploram o serviço de transporte coletivo em Itabuna, prorrogando a permissão até a data em que a licitação estará concluída e sejam assinados os contratos com as empresas vencedoras da concorrência.