WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












ITABUNA: COORDENADOR ALERTA POPULAÇÃO SOBRE SITUAÇÃO DA DENGUE

Audiência Pública Epidemia de Dengue em Itabuna foto 01 Pedro Augusto

O coordenador de Controle de Endemias de Itabuna, Renato Freitas, define a situação da dengue na cidade como muito extremamente grave. Em audiência pública na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (30), Freitas citou dados sobre a epidemia e mencionou alguns dos fatores que levam o município a apresentar altos índices de infestação predial por larvas do mosquito Aedes aegypti, bem como elevada quantidade de notificações de dengue.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido Amostral de Aedes aegypti (Liraa), Itabuna apresenta focos em 17,8% de seus domicílios. Já o número de casos registrados este ano supera os 2 mil. A cidade apresenta 20% dos casos notificados em todo o Estado.

Segundo Renato Freitas, a irregularidade do abastecimento de água na cidade compromete as ações de controle da dengue. “Nosso sistema de abastecimento é precário e as pessoas são obrigadas a armazenar água, muitas vezes de forma incorreta”, diagnosticou o coordenador. Ele disse que o maior objetivo do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) é “integrar a comunidade para que cada morador colabore”.

Freitas enfatizou ainda que a Secretaria Municipal da Saúde tem incentivado as notificações, a fim de que seja identificado qual o sorotipo do vírus da dengue que é responsável pela epidemia. A orientação é para que, ao menor sintoma, a pessoa procure a unidade básica de saúde de seu bairro. É possível ainda acionar o serviço “Disque-Dengue”, que utiliza o número 3612-8324.

A audiência pública foi convocada por iniciativa dos vereadores Joilson Rosa (Pros) e Glaby Carvalho (PV), que preside a Comissão de Saúde da Câmara. “É muito importante obter esses esclarecimentos e, principalmente, orientar a população para que participe efetivamente das ações de controle da dengue”, destacou Joilson.

5 respostas para “ITABUNA: COORDENADOR ALERTA POPULAÇÃO SOBRE SITUAÇÃO DA DENGUE”

  • Claudio disse:

    Esse bobo da côrte apanha para proteger a chefe dele, Larissa Pimentel, que aparece em Itabuna 15 dias por mês, os outros 15 dias ela trabalha em Brasília no Ministério da Saúde, mora em Ibicaraí e quando aparece por aqui cumpre carga horária das 9 a 16h…..Vane precisa ajustar a postura profissional desses comissionados, do contrário, não adianta querer colocar ponto de frequência para os efetivos, que aliás, se doam muito mais do que grande parte dos apadrinhados nomeados por ele.

  • ITABUNAO disse:

    A politica já começou em Itabuna, hj Fernando Gomes foi a missa de 7 dia da mãe do ex-deputado Major Fabio na Igreja Catedral São José inclusive estava lotada para uma segunda-feira e depois sairam juntos no mesmo carro.

  • Sarrafo disse:

    Alerta?! é fechar a porta depois de ser roubado. Combate à dengue é programa de prevenção e não de correr atrás. Chupa essa manga PCdoB!!

  • buteco disse:

    o major fabio ta com uma sorte, soube hj na missa que fernando gomes vai apoiar p vice prefeito ser o major fabio,sorte dele com o apoio de fernando gomes apoiando qualquer candidato quer…fernando gomes tem popularidade em alta por onde passa e pelo jeito da caruagem o vice prefeito pode ser o major fabio mesmo junto com o candidato a prefeito augusto castro…e azevedo so apoiando a camapanha augusto ta eleito.

  • Sam disse:

    telefone Disque-Dengue não funciona!

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia