.
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) está se preparando para combater a Dengue. Foram formadas 3 novas equipes de combate e o prefeito Adroaldo Almeida efetivará até janeiro de 2012, 18 novos agentes (concursados) de endemias que ajudarão nessa luta. Não se tem noticias de casos da doença no município desde o segundo semestre de 2010, porém a secretaria de saúde, Dr.ª Luciana Pedreira, diz que “a atenção deve ser redobrada” e que “não podemos cair no esquecimento”.

Em 2009 a cidade registrou 1007 casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti (que também é portador do organismo causador da febre amarela), sendo que 15 foram do caso mais grave (hemorrágica) e 2 pessoas vieram a óbito. A situação só foi controlada graças a uma ação preventiva, envolvendo as áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, que consegui convencer – através de campanhas publicitárias no rádio, mutirões e planfetagem – a população que essa batalha só teria um vencedor se o povo se unisse em um único intuito de acabar com os mosquitos transmissores.

Enquanto nacionalmente o Ministério da Saúde aponta que houve um aumento da ordem de 120% nas notificações dos casos de dengues e alerta vários estados terão riscos graves de epidemias, Itororó, cidade do sul baiano com cerca de 20 mil habitantes, coloca-se como um exemplo para o País. Segundo o prefeito Adroaldo Almeida (PT), o segredo está nas ações conjuntas e na disposição do povo.

“Os cidadãos itororoenses são magníficos e inteligentes. Eles entenderam o recado dado pela minha equipe de governo, arregaçaram as mangas e vieram para a luta com a gente. Vamos continuar esse trabalho conjunto entre o poder público e a população, pois com isso todos nós saímos ganhando. Até agora nenhum caso foi notificado e esperamos que seja assim para todo sempre. Hoje posso dizer: em Itororó não tem dengue”, disse o prefeito.