camara itabuna

prefeitura de buerarema




UNIVERSIDADE FEDERAL EM PORTO SEGURO É UMA REALIDADE: GARANTE JÂNIO NATAL


.
O Deputado Jânio Natal está rindo à toa com a bela notícia. Natal, que esteve hoje com a Presidenta Dilma, na reunião do Conselho Político do qual ele faz parte, aproveitou a oportunidade para agradecê-la pessoalmente, com um forte aperto de mão.

Desde o início do seu mandato, o Deputado Federal Jânio Natal vem trabalhando pela implantação de uma Universidade Federal no Sul e Extremo Sul da Bahia, para trazer desenvolvimento à região e oferecer oportunidades aos jovens.

No mês de abril/2011, Jânio Natal apresentou Projeto de Lei, na Câmara Federal, para criação da UFESB (Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia), tornando realidade um dos maiores sonhos da nossa região, principalmente da nossa juventude!

Além da apresentação do projeto, o Deputado usou todos os seus contatos políticos para obter o êxito esperado, inclusive junto à Presidenta Dilma.

“Agora, podemos gritar em alto e bom tom: A Universidade de Porto Seguro é uma realidade! A Presidenta Dilma Rousseff anunciará em breve, através do Ministério da Educação e Cultura, a construção da Universidade Federal do Sul e Extremo Sul da Bahia”, declara o parlamentar.

Além de Porto Seguro, os municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas, também serão contemplados.

O Deputado, ao saber que Eunápolis não tinha sido beneficiado, imediatamente questionou e requereu que se incluísse esse importante município.

Jânio não medirá esforços para que a Universidade comece a funcionar ainda em 2012, sendo que os cursos dependerão, apenas, de estudo prévio do MEC.

“A vitória não é minha; é de todos da região e da própria Educação do estado. Há muito tempo, o Sul e o Extremo Sul da Bahia mereciam  neste importante benefício!”, comemora Jânio Natal.

16 Responses to UNIVERSIDADE FEDERAL EM PORTO SEGURO É UMA REALIDADE: GARANTE JÂNIO NATAL

  1. VERDADE É disse:

    SE O PREFEITO DE ITABUNA FOSSE DO PT, A UNIVERSIDADE VIRIA PRA CÁ… MAS, TODOS SABEM COMO FUNCIONA O PT, NÉ?

  2. Luisa disse:

    Isso é muito bom, Matheus, porque descentraliza a participação de universidades federais apenas no Recôncavo. Se no governo Dilma, o Oeste e o Extremo Sul estão sendo agraciados, vamos torcer para que, no futuro, o Norte e Nordeste baianos também possam ter, porque ficaria muito bem equilibrado. Teríamos o governo do estado numa ponta e o governo federal em outra.

  3. Itabunense disse:

    Esse Projeto já existe e tramita no Congresso Nacional desde 2005 – PROJETO DE LEI 7533/06, de autoria do então Dep Federal Felix Mendonça, e desde o seu inicio a idéia é levar a Reitoria para Itabuna e comtemplar as cidades da região que ofereça condições de abrigar um CAMPI.

  4. Re: Itabunense disse:

    E AGORA JÁ ESTÃO APARECENDO OUTROS NAS FOTOS PARA DAR A ENTENDER QUE ELE FOI O “PAI DA CRIANÇA”! AFFFFF, QUE NOJO!!

  5. Luisa disse:

    Aliás, deixa eu fazer uma correção, Matheus. Acredito que seria viável Itabuna ser sede se se criasse, ao invés de duas, quatro universidades, mas me parece que isso agora não está nos planos.

    1 – para o extremo sul

    1 – para o sul e baixo sul.

    Aí Itabuna poderia ser a sede.

    1 – para oeste

    Lembrando que esta será anunciada. Há outra coisa, também, a criação dessa universidade no oeste, diminuirá o número de alunos baianos na UnB, pois muitos do oeste estudam lá, por ser mais perto do que de Conquista ou Salvador.

    1- para o Norte e Nordeste –

    Esta poderia ser em Juazeiro ou Xique Xique e, assim como os baianos vão para Brasília e alguns mineiros do norte vêm para Conquista, está em Juazeiro ou Xique Xique, traria quem mora nas divisas de Piauí e PE, estudantes, visto ser mais perto para eles.

    1- para o sudoeste

    É é a região que tem cidades de grande e médio portes para os padrões baianos e uma federal lá, dia menos dia terá de ter.

    Mas enquanto as outras duas não chegam, vou torcer pela sede no extremo sul.

    Cedo ou tarde terá de existir a Universidade Federal do Semiárido Baiano. Segundo João Cavalcanti, o complexo ferrífero baiano poderá ser o maior do mundo se se confirmar que ele vai da divisa de Minas à divisa do Piauí. E não é apenas ferro que será encontrado, outros minérios estão sendo descobertos.

    Há, também, a questão da perfuração do pós e pré-sal que vai da bacia de Camamu-Almada à bacia do Jequitinha, no extremo sul. É importante que se diga que, qualquer perfuração de poços não é aleatória, pois ninguém rasga dinheiro nisso, visto ser preciso ter mais de cinquenta por cento de chances de existência do mesmo, com estudos anteriores para que se abra licitações na ANP. Enfim, a se confirmar, tendo, o estado precisa está preparado não apenas em termos educacionais, mas em termos logísticos também.

    O semiárido não é mais o patinho feio, ele é riquíssimo no seu solo e precis ter sustentabilidade nisto, visto ser recurso não-renovável. Há muitas perspectivas para nossa terra, visto termos matéria-prima, consumo, uma produtividade pequena, mas há vários desafios à frente. Mas é preciso planejar, sem dúvidas.

    Lembrando que os recusos naturais existentes na Bahia são,em sua maioria, estragégicos, ou seja, petróleo, gas e mineirais raros.

  6. Antonio disse:

    JÁNIO NATAL, O CLONE DO GERALDO SIMÕES/EXTREMO SUL

    Jánio Natal, autor da proposta de implantação da Universidade Federal no Extremo Sul da Bahia??? KKKKKKK. Agora, todos querem ser o “Pai da criança”.
    Esse Projeto já existia e tramitia no Congresso Nacional desde 2005 – PROJETO DE LEI 7533/06, de autoria do então Dep Federal FELIX MENDONÇA!

    Apenas uma lembrancinha aos inocentes úteis, já esqueceram dos milhares e milhares de projetos e pedras fundamentais lançadas pelos governantes e seus asseclas às vésperas de eleições?

  7. VEZ DA VERDADE disse:

    Quando o filho é bonito o que não falta é gente querendo ser o pai da criança. Parabéns ao Governo Federal que atendeu o pleito de uma região carente de gente com idéias e parabéns a Félix Mendonça que foi o autor do projeto, aos demais deputados procurem algo novo, tenham idéias e vão a luta por essa região cacaueira para que possam merecer os votos de nós eleitores já cansados de tanta promessa.

  8. Gilmar Braga disse:

    Parabéns ao povo baiano e aos deputados que lutaram pela proposta e conseguiram êxito. Acredito que o estudo logístico/técnico do MEC deva ser respeitado e a reitoria da universidade fique localizada na cidade Porto Seguro possibilitando maior equilíbrio entre os campis e economia no aspecto mobilidade e comunicação.
    A proposição de cursos deverá ser feito com cautela, sendo importante respeitar a vocação da região e demandas, além de proposição de cursos estratégicos, como exemplo os de engenharia.
    Acredito que os cursos de turismo, hotelaria, Educação Física (bacharelado) não possam ficar de fora….seria também interessante a proposição de cursos ligados ao mar, a exemplo da engenharia de pesca, oceanografia….
    além das licenciaturas com déficit de profissionais.
    Além disso, é importante que a liderança local consiga um amplo espaço e com adequada localização para construção do projeto.
    Os projetos políticos pedagógicos dos cursos devem ser feitos por comissões formadas por profissionais de reconhecida competência e que estejam inseridos em universidades federais referência nos respectivos cursos.
    Um exemplo, seria o curso de Educação Física não seria interessante que professores da UFBA ou mesmo das IES estaduais fossem os responsáveis pela condução da proposta. Pois para essa área, o estado não é referência…do mesmo modo o turismo e algumas das engenharias.
    Por isso, a criação da universidade federal em Porto Seguro é apenas o primeiro passo, mas para que a mesma seja criada em bases sólidas e com o desejo que seja referência de qualidade no ensino a médio e longo prazo há um longo caminho que exige um adequado planejamento

  9. Jeff Negromonte disse:

    Achei importantíssima essa notícia. Agora só quero que tenha uma universidade completa. Jânio ajude a implantar o curso de medicina na universidade!
    Abração!!

  10. BETO disse:

    ONDE SERA INSTALADA A UNIVERSIDADE FEDERAL EM PORTO SEGURO?

  11. Liu Extremo Sul Baiano disse:

    Vale ressaltar que em Itabuna-Ilhéus já existe a Universidade Estadual que contempla a região e o extremo sul baiano não possui uma Universidade com um leque grande de cursos, em Teixeira de Freitas possuímos um Campus da Estadual da Bahia, porém com poucos cursos a serem oferecidos. O Extremo Sul está crescendo e se desenvolvendo bastante, e acredito que aqui seria um ótimo local escolhido para a Federal. Ressalva para a reportagem que diz que Itabuna tbm será beneficiado.

  12. Jaisson Silvano disse:

    É muito bom para Porto Segiuro ter a uma Universidade Federal, entretanto melhor seria se a sede da Universidade tb fosse aqui em nosso municipio e não apenas um campus, a sede fioou em Itabuba que já possue uma Universidade Estadual. Esperamos agora que entre em funcionamento o mais breve possível.

  13. adriana disse:

    ate que fim algo de bom para Porto Seguro…
    pelo menos alguem faz alguma coisa por esta cidade!
    pq o prefeito que temos e nada, da no mesmo…

  14. Bruna disse:

    Obrigado Janio por esta conseguindo porque se depender de outros deputados porto seguro nunca sera valorizado
    todos nos temos que luta para que Porto tenha mesmo a universidade !!!!!!

  15. Eduardo disse:

    Que bom Que Janio esta conseguindo
    a Universidade Federal Vai ser melhor Para todos do Sul da Bahia ..Pois a aqueles que querem fazer faculdade mas
    tem quer cuidar dos pais ou algo do tipo !

  16. tÂmara disse:

    Gostaria de saber mais informações sobre a criação e construção da universidade do Sul da Bahia, e se há data de inauguração, se as obras estão em andamento, enfim… Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>