WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












SEM TERRAS NA BAHIA: DIÁLOGO DO GOVERNO IRRITA NOSTÁLGICOS DO AUTORITARISMO

Josias Gomes

Parte da chamada Grande Imprensa parece considerar que o tratamento a ser dispensado aos movimentos sociais tenha que continuar sendo o da repressão. Neste sentido, pouca diferença há entre esses setores da imprensa e os mais empedernidos defensores do autoritarismo no tratamento a ser dado às reivindicações populares.

Trabalhadores do Movimento Sem Terra, acampados na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária da Bahia estão sendo atendidos pelo governo baiano em suas necessidades mínimas de alimentação e higiene. Bastou isso para que esse setor da Imprensa investisse contra o governo Jacques Wagner, em ataques furibundos.

Primeiro deixar claro o meu apoio à resolução do governo da Bahia, que, mais uma vez, resolveu amparar com medidas humanitárias o Movimento Sem Terras. Por mais que persista certa nostalgia dos tempos da repressão pura e simples aos movimentos de trabalhadores, o Brasil consolidou o regime democrático, sem retrocessos possíveis.

Por conta dessa democracia reinante, e que tanto incomoda antigas elites dominantes, é que o governo Jacques Wagner procura dialogar, de forma sincera, com o Movimento Sem Terras, e qualquer outro que represente setores populares.

O que implica, conforme o caso em pauta, a fornecer as mínimas condições para que os trabalhadores mantenham-se fisicamente íntegros, assim como os prédios e equipamentos públicos.

É preciso recomendar, aos insatisfeitos, que procurem reciclar idéias e conceitos sobre como deve se comportar o poder público frente à sociedade civil: não há mais espaço para reações radicais e ideológicas contra os movimentos sociais.

12 respostas para “SEM TERRAS NA BAHIA: DIÁLOGO DO GOVERNO IRRITA NOSTÁLGICOS DO AUTORITARISMO”

  • Regi Negão disse:

    Não concordo com o termo usado, pois não há uma nostalgia do autoritarismo, e sim uma indignação sobre a horda que se instala. Um grupo de pessoas se reunem e simplesmente decidem invadir uma certa propriedade rural ou instituição,escolhem um mês no ano pra promover o terror,quebram regras, nada respeitam.
    O governo atual que sempre apoiou tais atitudes, mas dizia ter mudado, que existiam outras formas de se fazer uma reforma, lhe dá logística e sustentação.
    Em outros tempos num governo não menos autoritário, os pseudo-produtores, seriam expulsos de forma abrupta, hoje em dia não respeitam um mandato de reintegração de posse e ainda recebem suporte.De milhares de invasões podemos contar nos dedos quais realmente surtiram efeito.

  • Farias disse:

    Não é saudade do autoritarismo. O direito a propriedade privada é sagrado, se quer terra trabalhe para comprar e não invadir, tomar é ilegal.Estes movimento sociais são ilegais, praticam a ilegalidade. O governo da Bahia está financiando a ilegalidade, menosprezando as pessoas honestas que pagam impostos,que trabalham legalmente para construir um patrimonio. Hoje deram comida, amanhã armas para roubar bancos e matar gente inocente como em 64. Mais tudo bem, isto é Brasil, onde os honestos são os otários, que pagam impostos para financiar a ilegalidade, para financiara aquisição de terras , de telefonicas, de mensalões, dinheiro na cueca e por ai vai…

  • marcus disse:

    é um absurdo o que esta acontecedo. O Movimento do sem terra, se vcs da imprensa VERIFICAR SÃO NA MAIORIA POLITICOS INFILTRADOS. PORQUE NÃO QUEREM TERRAS NA AMAZONAS,ACRE,TOCANTINS,DEIXEM DE SER BESTAS É NOSSO DINHEIRO QUE ESTÃO GASTANDO ATOA.

  • DR SABE DAS COISAS disse:

    MATEUS AS VEZES FICO A MIM PERGUNTA SE É REALMENTE VC QUE ESCREVE ESSES TEXTOS.
    QUAL A SUA FORMAÇÃO?

  • Leitor disse:

    Ah,quem??Josias Gomes,o mensaleiro?Ah tá,João matheus..esses petistas,sempre engraçados.Se fosse no tempo de Paulo Souto,estaria o senhor Josias metendo o pau.Essa é a democracia petista.

  • Luisa Luna disse:

    Esse é o resultado de um país que não fez reforma agrária e a criminalização dos movimentos sociais por parte da imprensa. Aliás, imprensa esta que vive de razões do mercado, que distorce a notícia e cria situações desagradáveis que não há. E o que é pior, está tentando desestabilizar o Brasil com anúncios inflacionários para que os especuladores ganhem. Esta é a imprensa.

    O documentário abaixo deixa bem claro como eles agiram para derrubar presidentes.

    A última vez que tentaram fazer uma reforma agrária derrubaram um presidente.

    O dia que durou 21 anos – Parte 01

    http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA&feature=player_embedded

    Parte 02

    http://www.youtube.com/watch?v=1JZsNvnSloM&feature=related

    Parte 03

    http://www.youtube.com/watch?v=UObjtqKg0ps&feature=related

  • Luisa Luna disse:

    Frei Vicente do Salvador é muito conhecido dos historiadores, ele é tido como o pai dos historiadores brasileiros. Chama a atenção para um país que nasce e ele é muito sugestivo, vale a pena lermos. Fala de riqueza, ganância, educação, destruição. Mas fala, também,que desde os anos quinhentistas que a elite baiana, é pioneira em mandar seus filhos para estudarem fora, sobretudo Direito ou Teologia. Direito, para que saibam lidar com as intricadas leis canônicas e monarcas portuguesas, nascendo daí, o sentimento nativista. Teologia para se fazer carreira na ICAR, haja vista Portugal não ser um Estado laico, à época. Mas é importante notar, especialmente, a questão da terra. A cobiçada terra brasileira.

    Donde nasce também, que nenhum homem nesta terra é repúblico, nem zela, ou trata do
    bem comum, senão cada um do bem particular. Não notei eu isto tanto quanto o vi notar um bispo
    de Tucuman da Ordem de S. Domingos, que por algumas destas terras passou para a Corte, era
    grande canonista, homem de bom entendimento e prudência, e assim ia muito rico; notava as coisas,
    e via que mandava comprar um frangão, quatro ovos, e um peixe, para comer, e nada lhe traziam:
    porque não se achava na praça nem no açougue, e se mandava pedir as ditas coisas, e outras muitas
    a casas particulares lhas mandavam, então disse o bispo verdadeiramente que nesta terra andam as
    coisas trocadas, porque toda ela não é república, sendo-o cada casa; e assim é, que estando as casas
    dos ricos / ainda que seja a custa alheia, pois muitos devem quanto têm / providas de todo o
    necessário, porque tem escravos, pescadores, caçadores, que lhes trazem a carne e o peixe, pipas de
    vinho e de azeite, que compram por junto: nas vilas muitas vezes se não acha isto a venda. Pois o
    que é fontes, pontes, caminhos e outras coisas públicas é uma piedade, porque atendo-se uns aos
    outros nenhum as faz, ainda que bebam água suja, e se molhem ao passar dos rios, ou se orvalhem
    pelos caminhos, e tudo isto vem de não tratarem do que há cá de ficar, senão do que hão de levar

    O texto completo está no site abaixo.
    http://tvprudente.com.br/dominio_publico/livros/historia_brasil.pdf

  • J.Reis disse:

    Pensavamos que Josias Gomes seria um petista mais centrado, mais moderado, mais cordato, menos rancoroso e raivoso, mais voltado para soluções do que confrontações, mas parece que nos equivocamos.

  • rafael disse:

    Vamos ver qd o mst invadir a fazendo do nobre Deputado. Falar é bom.

  • Deraldo disse:

    Luisa Luna:

    VOCÊ NÃO SABE DA MISSA UM TERÇO, O PRESIDENTE João Goulart FOI DEPOSTO PORQUE QUERIA DÁ UM GOLPE E INSTITUIR NO PAÍS UMA DITADURA COMUNISTA NOS TERMOS DE Cuba E União Soviética, SE VOCÊ FOR UMA “socialista”
    RADICAL, NOS TERMOS DOS FANÁTICOS DAQUELA ÉPOCA, NÃO LEVE EM CONTA O QUE ESCREVO, MAS SE FOR APENAS MAIS UMA INOCENTE ÚTIL, USADA POR ESSES APROVEITADORES ENGANADORES QUE SE DIZEM SOCIALISTAS E ESTÃO ENRIQUECENDO A CADA DIA QUE PASSA, SUGIRO QUE PESQUISE UM POUCO DOS DOIS LADOS E COM CERTEZA VAI ENCONTRAR UMA VARIEDADE ENORME DE MOTIVOS PARA ENTENDER REALMENTE QUAIS AS REAIS INTENÇÕES DO ENTÃO PRESIDENTE João Goulart, E UMA DELAS FOI ÊLE TER TENTADO INSUFLAR OS MILITARES (marinheiros) CONTRA SEUS OFICIAIS, ACHO QUE A ILUSTRE HISTORIADORA NÃO TEM IDÉIA DA TREMENDA
    BAGUNÇA EM QUE O Brizola E O João FAZIAM NAQUELA ÉPOCA, NÃO FOSSE OS MILITARES HOJE COM CERTEZA NÃO TERIAMOS NENHUM OLIVEIRA OU NASCIMENTO PARA CONTAR O QUE SE PASSOU NAQUELES TEMPOS, MUITA GENTE NÃO SABE, MAS EM Cuba, China E NO LESTE EUROPEU, OS SOBRENOMES NÃO CONTAM NADA NAS VIDAS DAQUELAS PESSOAS, HÁ UMA VERDADEIRA MISTURA DE IRMÃOS CASADOS COM IRMÃOS POR CAUSA DAS MONSTRUOSIDADES QUE OS MILITARES GRAÇAS A “DEUS” NOS LIVROU EM 1964.

    Vejam o primor do pensamento comunista:

    O verdadeiro comunista não tem pátria e muito menos família.
    Sua pátria e sua família é o comunismo.
    Dizer a verdade e não dizer a verdade.
    Prestar serviços e negar serviços.
    Manter a palavra e não cumprir a palavra.
    Enfrentar o perigo e evitar o perigo.
    Receber reconhecimento ou ser rejeitado.
    Quem luta pelo comunismo tem tem de todas as virtudes apenas uma:
    A de luta pelo comunismo.

    E A MAIS TERRÍVEL DE TODAS ELAS:

    Quanto maior o caos, melhor para construirmos os pilares de uma nação verdadeiramente comunista.
    —————————————————————————————

    “POIS É, ILUSTRE Luisa, FOI CONTRA ESSAS BELEZURAS QUE HOUVE AQUELE CONTRA-GOLPE, PENA QUE NINGUÉM COMENTA OS ATENTADOS DOS ANJINHOS QUE QUERIAM IMPLANTAR AQUI, UMA OUTRA MIL VEZES PIOR DAS DITADURAS.”

  • Gilberto disse:

    Vítimas do terrorismo no Brasil.

    O Grupo Terrorismo Nunca Mais
    ( TERNUMA – http://www.ternuma.com.br)
    http://www.doutrina.linear.nom.br/…/História_ Vítimas%20do%20terrorismo%20no%20Brasil.ht… – Em cache – Similares

  • josevaldo disse:

    porque vamos continuar colocando nossas observações sobre estes políticos do PT, eles nao se incomodam, o cinismo é grande demais, se o TCU diz que está havendo roubo nas obras do Pac o Presidente em lugar de mandar investigar diz que o TCU vai atrasar as obras e prejudicar os trabalhadores e por aí vai, são terroristas, comunistas e só pensam em agradar as massas que é onde está o voto, desrespeitam a constitruição o direito a propriedade até mesmo das que eles mesmo venderam como é o caso das propriedades agrícolas, tomara que volte os militares, esta turma de desocupados não tinham nem invadido o CAB

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia