WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara ilheus itajuipe prefeitura de urucuca buerarema plansul












ADVOGADO DJALMA EUTÍMIO MORRE AFOGADO EM ILHÉUS

O advogado e professor de Direito Penal, Djalma Eutímio de Carvalho, morreu há pouco, na praia do Cristo, em Ilhéus. As primeiras informações dão conta de que ele caminhava pela praia e resolveu dar um mergulho, mas não conseguiu voltar à superfície.
.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou ressuscitá-lo, mas sem sucesso. Uma equipe do Samu 192 chegou ao local e constatou a morte do advogado que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e de faculdades particulares de Ilhéus.
.
De origem humilde e discípulo do professor Francolino Neto, resultando daí a escolha pela disciplina Direito Penal, Djalma Eutímio era considerado uma revelação do Direito no sul da Bahia.
.
Do “Pimenta na Muqueca”.

13 respostas para “ADVOGADO DJALMA EUTÍMIO MORRE AFOGADO EM ILHÉUS”

  • “… É tão estranho
    Os bons morrem jovens
    Assim parece ser
    Quando me lembro de você
    Que acabou indo embora
    Cedo demais…”
    (Legião Urbana – Love in the afternoon)

    Homenagem e eternas saudades do mestre e amigo que, com seu exemplo de coragem, conhecimento e sabedoria, influenciou toda uma turma de brilhantes juristas que se abatem com a profunda tristeza decorrente da abrupta e inesperada despedida …

  • Marcelo Matias disse:

    O Mestre e amigo será sempre lembrado com carinho e como uma força profissional energisante. Nosso reconhecimento e gratidão pelos ensinamentos que nos legou, mas sobretudo pelo amigo que foi. Fica a certeza de que sua passagem deixou marcas importantes na formação profissional daqueles que puderam conhecê-lo na UESC.

  • José Luiz Guimarães Elpídio disse:

    Os corajosos somente são retirados do mundo material por conta de forças maiores que os mesmos, sejam elas desconhecidas ou não. No caso de Djalma, a força da natureza foi maior e o mesmo sucumbiu fisicamente. Entretanto, jamais sucumbirá em espírito pela lição de coragem que sempre transmitiu. Falo em nome, principalmente, de parte da Turma de Direiro da UESC que formou em 2001.2. Suas lições sempre nos encorajaram a lutar por uma universidade melhor,por um curso de direito mais ético…
    Além de grande professor, Djalma se permitia ser amigo dos seus alunos, nos transmitindo outras lições…estas da vida, do mundo…fui seu estagiário, seu aluno e seu amigo…perdi alguém que me ajudou a me encaminhar na vida…vá em Paz, Mestre Dija!

  • Fernando Hughes disse:

    Hoje todos aqueles que conheceram o Mestre Djalma e desfrutaram de seu convívio estão tristes, principalmente a “Banda Podre” da Turma 2001.2 do Curso de Direito da UESC, pois perderam, além de um excelente professor, um amigo que sempre esteve perfilhado ao nosso lado em nossos embates por um curso melhor.
    Djalma será sempre lembrado por todos nós, pois seu legado não tem como ser apagado. Estará sempre conosco.
    Aos seus familiares, a certeza de que o filho e irmão, marcou, de forma positiva, a vida de muitos estudantes.
    Um caloroso abraço

  • tatiane lavigne disse:

    DJALMA vc, continua vivo no coraçao de todos nòs,amigos e clientes.
    nao dà pra acredità. um homem surper inteligente!!!!
    descansse em paz.

  • Érika Oppermann disse:

    Querido Professor,

    Tivemos nossas desavenças acadêmicas, mas você se mostrou humilde e dissipou toda mágoa. Sua iniciativa sempre será lembrada por mim como exemplo de hombridade e grandeza. Uma pequena nota,diante dos muitos destaques que você possuía. A vida agradece a sua passagem. Fique em paz.

  • maurício santos gusmão júnior disse:

    Ontem, fiquei muito surpreso e, profundamente, entristecido com a notícia do falecimento do amigo Djalma Eutímio, com quem tive oportunidade de privar da amizade.
    No mês de janeiro, em férias na cidade de Ilhéus-BA, estive em seu escritório juntamente com minha esposa e minha filha, tendo sido, na oportunidade, presenteado com um exemplar de sua obra – processo penal.
    Certamente, continuará sempre lembrado por todos aqueles que o conheceram e sabiam da sua grandeza como pessoa e, também, estudioso do Direito Penal e Processual.
    Mas, o mais importante é sabermos o quão efêmera é a nossa passagem por este mundo e quanto devemos, a cada dia,fazer o melhor, buscar cumprir, com dignidade, a missão que Deus nos confiou.
    Espero que o Senhor Jesus possa confortar, neste momento de dor, toda a família de Djalma Eutímio.

    Maurício Gusmão e família

  • Fabio Galvão disse:

    As idéias quando valorosas, deixam marcas indeléveis nos nossos corações, mas deixam também saudades e um ar de boas lembranças e bosa emoções…ficou o exemplo de simplicidade e inteligência que elevou sua pessoa em vida e agora elevará a sua memória…

  • Jailton lavrador pires disse:

    “Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.”
    William Shakespeare

    Os passos do mestre devem ser seguidos, se não fosse assim não existiam discipulos de Jesus Cristo, de Sócrates enfim ne inúmeros notáveis que sempre celebraram com sabedoria a história humana. Djalma fez história entre os seus. Não foi jamais um covarde. Ensinou-nos mais do que sermos advogados éticos, observadores da verdade, dos ensinamentos do mundo, do ser homem mesmo diante das adversidades. Sudades saudoso mestre é só o que nos resta. Fiquei triste com a tragédia acontecida. Eramos amigos. Que a família de Djalma seja confortada neste momento tão melancólico. Aos seus amigos resta-nos, apenas, lebranças. Deus o receba no seu reino, pois é questão de merecimento.

  • Sidney Neves disse:

    Mesmo comentário que deixei no http://www.pimentanamuqueca.blog.br
    Sidney Neves disse:
    28 28UTC fevereiro às 14:10
    Hoje chorei… Não só porque perdi um mestre querido, um grande parceiro, um cidadão generoso, um homem honrado, mas um grade amigo que, não obstante sua juventude, buscou ensinar não só as coisas do direito, mas as da vida também.
    Companheiro de lutas, sempre na trincheira do bom combate. Parceiro de disputas, das mais justas e legítimas disputas.
    Exemplo de cidadão. Humano, generoso, correto, amigo sempre pronto para servir e ajudar. Fica para nós a lembrança de um homem que conseguiu ser maior que seu sonho. Vai amigo Dija, seu legado ficará.

  • Taty Brito disse:

    Taty Brito. UESC.2001.2 disse:
    2 02UTC março às 0:21
    Apenas agora soube da noticia… Tive a oportunidade, e hj emocionada agradeci a Deus por isto, de há pouco tempo atrás dizer pessoalmente da eterna gratidão que tenho por Djalma. Tive a oportunidade de apresentar aos meus alunos o Meu Mestre… e inclusive dizer que todas as discussões, criticas e até mesmo “brigas” que tivemos (e não foram poucas…)foram imprescindíveis para o meu crescimento pessoal e profissional. Mesmo triste,muito triste, a sensação de ter conseguido revelar a ele minha admiração e respeito pessoalmente aliviou a sensação de perda e tristeza ao terminar de ler a noticia da sua ida desta vida. Nesta mesma oportunidade tive a ousadia de confessar a ele que sempre dizia nos corredores da UESC, na mesa de bar, seja no “Inferninho” ou no Pontal (que, inclusive algumas vezes ele esteve presente conosco…) que “Djalma será um grande professor, mais do que já é, daqui há alguns anos, quando ele perceber que não é preciso ter fama de carrasco ou ter algumas atitudes, diante do conhecimento e sabedoria que ele tem”, eu dizia, “falta-lhe tão somente maturidade para nao precisar provar a ninguem e nem a Carmélia o quanto ele é bom!!!”…. afirmei isso algumas vezes e tive a oportunidade de repetir isso para ele. No lançamento de seu livro aqui em Salvador, tive a honra de ter uma dedicatória escrita por ele que relembra a trajetória da nossa turma(formada em 2001.2) que foi tão participativa, irreverente, batalhadora e como não poderia de ser… tinha em Djalma Eutimio um grande amigo… um grande mestre.. escrevo estas palavras sem importar com a escrita ou qualquer outra coisa, apenas com o sentimento de que precisamos VALORIZAR SEMPRE as pessoas ao nosso redor.. DJALMA NAO PODE SER ESQUECIDO PELA UESC E NEM PELOS SEUS ALUNOS!!!! Saudade Dija!!!! Obrigada por TUDO, obrigada por ter me dado todas estas oportunidades, obrigada por ser um exemplo pra mim… obrigada pelos seus ensinamentos que me fizeram a profissional que hj sou… devo a vc uma das maiores experiencias profissionais de minha vida e pude dizer isto pessoalmente a vc..JAMAIS ESQUECEREI E NÃO PODERÁ A UESC E TODA REGIÃO SUL JAMAIS ESQUECÊ-LO…

  • Jocelia Silva UESC disse:

    Por mais que saibamos que a morte pode chegar a qualquer momento, na prática, dificilmente estamos preparados para ouvir uma noticia como essa! Estou surpresa, chocada, triste, muito triste pela morte prematura de meu eterno e querido mestre. Deus sabe que o carrego dentro de meu peito e a Deus peço que esse admirável ser humano, professor e amigo, Djalma Eutímio de Carvalho, também sinta meu amor por ele, onde quer que esteja. Rogo mais: que ele sinta o amor que todos nós, seus eternos discípulos e amigos, sentimos por ele. Que Deus o receba em seus braços! Em nossa memória e em nosso coração ele estará sempre cuidadosamente guardado também!

  • Sérgio Luz disse:

    Apesar de extemporânea, também quero apresentar minha nota de tristeza pelo falecimento do Professor e Amigo Djalma Eutímio.

    Sempre o considerei um excelente Mestre do Direito Penal, e suas aulas me ensinaram muito.

    Vejo os relatos de colegas contemporâneos das primeiras letras jurídicas, e a esses me associo em pesar e em manifestação de estima e consideração ao nosso saudoso amigo.

    Aproveito para desejar que Deus conforte aos familiares e amigos de Djalma Eutímio, trazendo a todos muita PAZ.

Deixe seu comentário





vida med

vida + med


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia