Foto: Waldyr Gomes

.

Foi o rompimento de uma tubulação de 300 milímetros da Empresa Municipal de Água e Saneamento – Emasa -, instalada a mais de trinta anos na invasão denominada Favela do Gongo, junto ao Bairro São Lourenço, que causou a suspensão do fornecimento de água, nos últimos cinco dias, em vários bairros zona Norte da cidade.
.
A Emasa deslocou para a área uma equipe de manutenção para a realização das obras de reparo na rede, tão logo o problema foi detectado. Como a área fica num aterro que apresentava muita instabilidade, além de ser um local onde diversos barracos foram irregularmente erguidos, foram adotadas medidas visando a prevenção de um novo deslizamento de terra.
.
Em paralelo aos reparos da rede, foi necessário, à titulo de prevenção, remover os moradores de 12 barracos que estavam na linha da adutora avariada e que desabaram com o seu rompimento. A remoção foi realizada com a assistência, o apoio e o acompanhamento dos técnicos da Secretaria de Assistência Social – SAS.
.
As famílias desabrigadas também foram cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida e terão prioridade nos imóveis que estão sendo construídos no bairro São Roque e que visam atender famílias com renda inferior a três salários mínimos.
.
A previsão dos técnicos da Emasa é de que a conclusão das obras de manutenção, com o restabelecimento regular do fornecimento de água nos bairros afetados, deverá ocorrer nas próximas 48 horas.