.

Itabuna será a primeira cidade baiana a contar com o fornecimento de gás natural do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), construído pela Petrobrás. A distribuição de gás será iniciada na próxima semana, através de uma base implantada pela Bahiagás, empresa do Governo da Bahia, responsável pela comercialização do produto, que será feita a através de caminhões-tanque (gás natural comprimido/cilindro) e, a partir do segundo semestre, por dutos que levarão o gás natural a empresas, estabelecimentos comerciais, residências e postos de combustíveis. A central de distribuição está sendo construída pela Bahiagás e é interligada ao citygate da Petrobrás em Itabuna.
;
Na base de distribuição que começa a operar no dia 26 de março, o gás fornecido pela Petrobrás passa por um processo de compressão e é distribuído aos clientes. A  Bahiagás  já tem contrato com a Trifill e a DPA/Nestlé, duas das principais empresas de Itabuna e postos de combustíveis. Ao todo, estão sendo investidos R$ 60 milhões na implantação da Central de Distribuição em Itabuna e o projeto prevê a expansão dos dutos até Ilhéus, Itapetinga e Vitória da Conquista.
;
O projeto de distribuição do gás natural e as oportunidades econômicas decorrentes da utilização de uma fonte energética limpa e com preço competitivo foi apresentado pelo secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Conselho de Administração da Bahiagás, João Leão, e pelo presidente da empresa, Davidson Magalhães, num encontro realizado em parceria com Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), que reuniu vinte prefeitos, deputados  federais e estaduais, vereadores e empresários regionais.
;
“O gasoduto da Petrobrás é uma obra vital para o Sul da Bahia, porque cria condições efetivas para a industrialização”,  afirmou Davidson Magalhães, citando que além de  Itabuna, o Gasene terá bases de distribuição em Mucuri, Eunápolis e Catu. Somente no Sul da Bahia, serão 45 municípios beneficiados com a distribuição de gás natural, num total de dois milhões de habitantes. “Vamos investir na atração de novos empreendimentos e incentivar programas de capacitação de mão de obra, para que a população regional possa suprir a demanda pelos postos de trabalho que serão gerados”, disse Davidson.
;
De acordo com o secretário João Leão, “o fornecimento de gás natural será a base de um novo processo de desenvolvimento regional, reforçado com a  construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, permitindo a implantação de um pólo industrial e a expansão do setor de comércio de serviços”. Além de Itabuna, o Gasene, com 970 quilômetros de extensão no trecho baiano, terá bases de distribuição em Mucuri, Eunápolis e Catu. Somente no Sul da Bahia, serão 45 municípios beneficiados com a distribuição de gás natural, num total de dois milhões de habitantes. A Bahia é o terceiro maior mercado consumidor industrial de gás natural, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.