Kleber Ferreira  e  Antônio Muniz.
Kleber Ferreira e Antônio Muniz.

A Câmara de vereadores de Itabuna está investindo em novos mecanismos de controle, com a capacitação de seus funcionários, a exemplo do diretor de recursos humanos, Kleber Ferreira e do responsável pelo controle interno, Antônio Muniz. Essa medida é resultado da preocupação do presidente da casa vereador Clovis Loiola (PPS) com a transparência e rigor na aplicação dos recursos pelo legislativo.

.

Os funcionários participaram na última semana de curso em Salvador sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria que será implantado a partir do exercício financeiro de 2010.

.

O sistema visa informatizar todas as etapas do controle das contas públicas, começando pela captura dos dados dos órgãos fiscalizados pelo TCM. O evento reuniu prefeitos, vereadores e servidores públicos nas áreas de contabilidade, controle e licitação,

.

Dessa forma, toda a prestação de contas que atualmente é feita via documentos em papel, a partir de então será enviada por meio eletrônico, via Internet. “Essa técnica permite um rigoroso sistema de segurança que dará transparência à gestão pública”, afirma o presidente da Câmara.

.

De acordo com Antônio Muniz a partir de janeiro do próximo ano, somente serão considerados como “recebidos” pelo Tribunal os demonstrativos enviados por ambas as formas, documental e eletrônica. “Essa técnica é importante, pois agiliza o processo de fiscalização da Câmara” completa Kleber Ferreira.